Liana Cunha | Terapias Integrativas
Constelação familiar é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. Segundo ele, os familiares carregam informações vividas por outros parentes – que influenciam inconscientemente suas vidas -, mesmo que não tenham sequer se conhecido. Problemas afetivos, endividamento, dificuldade para engravidar, abortos e doenças podem ser, na verdade, consequências das vivências dos antepassados.
O trabalho simples, direto e profundo de Bert Hellinger baseia-se num conjunto de “leis naturais” que regem o equilíbrio dos sistemas que ele denominou de “ordens do amor”. Ele visa dissolver antigos padrões familiares (conflitos e doenças) que se repetem e impedem o fluxo de amor entre os membros da família. A atuação é uma terapia direta, intensa e breve, a qual proporciona compreensão e cura desses padrões, por meio do resgate da ordem básica sistêmica: os familiares excluídos voltam a ser respeitados e a herança familiar é aceita.
Nosso sistema familiar nos fortalece quando o conhecemos e nos rendemos às leis que o regem; ele nos enfraquece quando essas mesmas ordens são desconhecidas ou desrespeitadas, gerando toda sorte de emaranhamentos e desequilíbrios familiares. Fazer a sua Constelação Familiar significa trazer força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar.
Conflitos que podem ser tratados em uma sessão de Constelação Familiar:
Bert Hellinger